Você está se sentindo um pouco perdido com todas essas mudanças nas reformas da previdência? Não se preocupe, estamos aqui para te orientar. Essas mudanças afetam diretamente o seu futuro financeiro e o acesso aos benefícios previdenciários. Tais como:
→ Agora é necessário ter uma idade mínima para se aposentar, sendo de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. É importante ficar atento a essas novas regras para planejar sua aposentadoria adequadamente;
→ Mulheres ao menos 15 anos de contribuição e Homens 20 anos de contribuição (Ressalva-se que o tempo de contribuição mínimo se conservar em 15 anos somente para os homens que estiverem ingressado no INSS antes de 13/11/2029);
→ Na aposentadoria de trabalhadores rurais, permanecem o tempo de contribuição de 15 anos e as idades mínimas de aposentadoria de 55 anos para as mulheres e de 60 anos para os homens.
→ A pensão por morte, passa ser no pagamento de 50% do valor da aposentadoria acrescido de 10% para cada dependente:
→ 1 dependente: 60% da aposentadoria do(a) falecido(a);
→ 2 dependentes: 70%;
→ 3 dependentes: 80%;
→ 4 dependentes: 90%;
→ 5 ou mais dependentes: 100%.
Por isso, estamos aqui para te ajudar a entender melhor essas mudanças e como elas podem impactar o seu futuro. Contamos com uma equipe especializada em direito previdenciário para esclarecer e prestar todas as informações jurídicas.